sábado, 20 de abril de 2013





                      A importância de abrir o coração.

Longe de mim ser piegas, sou muito racional para isto, mas minha experiência de vida me mostra sempre o sentido do amor. A existência nos dá prova disso a todo momento, só não percebemos porque não queremos.
Nada pior para nós mesmos que ficar com o coração fechado, cultivando raiva, revolta, mau humor ou rancor. Isto se reflete em nosso semblante, e nos torna feias. Gente rabugenta, exala rabugem pelos poros.
Não vou dizer que é fácil manter-se na frequência da harmonia e do amor, porque eu mesma passo tempos longe dela. São períodos em que se não estou no negativo, estou vazia de sentimentos, naquele não sentir nada, que é uma espécie de morte. Quando isto se prolonga, sinto até dor no peito, penso que meu coração ressecou e encolheu feito uma uva passa. Acho que muita gente passa por isso e sabe o que quero dizer.
Mas, viver é vigiar o que está acontecendo por dentro, muito mais do que está se passando fora, e quando sentimos esse peso no coração, é importante procurar por coisas ou situações que possam nos ajudar a respirar o sentimento amoroso. Isso geralmente vem através da natureza, de saber olhar para o céu, ver a lua ou o sol, observar uma planta, uma flor, e os animais. Estes últimos são uma ponte que facilmente nos leva de volta a sensação de harmonia. Os bichos são tão especiais para a vida humana, que até entendo a cultura indiana que os considera sagrados. Para mim, nada mais emocionante que o olhar de um gato ou um cachorro, como eles passam a sensação de paz e inocência. Como nos olham desarmados, e mesmo que estejam com medo, são olhos que nos fitam de verdade. Não compreendo como alguém pode tratar mal um animal, este tipo de gente não sei onde se enquadra na escala humana.






Não estou falando nada disto no sentido religioso, mas ao mesmo tempo percebo que o amor é o fundamento de todas as religiões. É aí que está o valor de todas, o resto ... confesso que não me enquadro em nenhuma. Porém sinto que grandes seres estiveram entre nós para nos despertar para o valor do amor.
Grandes mestres que descobriram e se dispuseram a ensinar o caminho. 
Hoje, com tantos problemas de  relacionamento entre as pessoas, tanta ganância, tantos valores incompreensíveis, deixar-se guiar pelos sentimentos vindos do coração é a única forma que conheço de viver bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário