domingo, 7 de abril de 2013

                         O importante ritual das refeições.


Comer numa mesa bem posta, é uma forma de educação que normalmente aprendemos pelo exemplo dado por nossa mãe. A minha sempre foi especialista nisso, e mesmo com seis filhos, ela sempre manteve o hábito de ter uma mesa bonita e bem arrumada. Evidentemente nosso comportamento era condizente com o ambiente.
Por conta disso, eu sempre observo com prazer uma mesa decorada, amo louças e talheres, gosto de toalha mesmo que a praticidade me leve a adotar os jogos americanos.
Hoje este modelo está caindo em desuso, primeiro por dificuldade de se ter empregadas em casa, e as que conseguimos dificilmente se interessam em aprender a colocar uma mesa um pouco mais que básica.
Tem também o fato de que, fazer refeições em família está praticamente impossível. Cada um tem horários diferentes, e a grande maioria mal tem tempo de engolir uma xícara de café pela manhã. A noite quando voltam, ainda resta muita coisa por fazer, e acabam comendo um lanche em frente ao computador, raramente conseguindo parar para fazer uma verdadeira refeição.
Acho uma perda em termos de convivência familiar e qualidade de vida. Eu felizmente ainda consigo manter a tradição de comer em uma mesa posta especialmente para isto, mesmo no almoço que me dou ao luxo de poder estar em casa, ainda que seja sozinha.













Mas, mesmo compreendendo todas estas dificuldades, ainda acho importante pelo menos uma refeição em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário