quarta-feira, 10 de abril de 2013

                               

                                O alegre prazer de bordar ...

Acredito que todo mundo é criativo, alguns não exercitam, e por isso não sabem. Geralmente nunca foram incentivados na infância, até por serem filhos de pais que também não cultivaram a criatividade. Felizmente, não foi o que aconteceu comigo nem com meus filhos, que se dizem herdeiros dessa característica minha.
Ao longo de minha vida profissional eu ensinei a muitas pessoas que se acreditavam "sem jeito", e varias vezes me surpreendi com suas capacidades de criação.
De natureza sou auto didata, gosto de descobrir sozinha. As vezes é pelo caminho mais difícil, mas um vez compreendido o mecanismo daquilo que estou querendo fazer, chego a resultados diferentes por serem mais livres.
Com o bordado não foi diferente, acho que isso me faz acreditar que é muito simples bordar, e criar pontos em cima dos básicos.
Defendo todo tipo de trabalho manual, acho que é uma forma de expressão da alma humana que está ao alcance de todos. Esse tipo de arte preserva as tradições dos povos, reforça suas identidades e geram rendas que pode ser determinante para que parte da população não migre para cidades grandes em busca de trabalho.
Mas, o bordado ou qualquer outro tipo de atividade que exija concentração, criatividade, movimento das mãos e faz você construir coisas, é muito importante para a saúde mental. Bordar é meditar.
Tentar, não custa nada, e pode ser fonte de muito prazer em qualquer tempo de nossa vida.










4 comentários: