sexta-feira, 19 de abril de 2013

          

           A alegria de cuidar, um prazer que todos podem ter.


Semear e colher, criar e ver crescer, ajudar e poder soltar, pensar e executar.
Transformar uma ideia em um projeto, trabalhar nele e vê-lo concluído, é uma sensação maravilhosa para qualquer pessoa. Desde uma muda que plantamos, regamos, podamos e acompanhamos o desenvolver, a um filho que criamos e vemos tornar-se adulto e independente. Somos criadores em potencial, e como mulheres, somos também cuidadoras.
Fazer aquilo que está em nossa essência sempre leva à realização. E, para mim entendo felicidade como sentir-se realizada.
São pequenas coisas as quais nos propomos fazer, e fazemos, que vai tornando a vida mais leve e feliz.



Fazer um espaço onde se coloque vasinhos de vidro com suculentas, fica lindo e pode ser muito prazeroso, vê-las fortes e saudáveis.
Cuidar de um jardim, são momentos de introspecção e completo bem estar. Aquele tempo só seu, de dedicação e carinho, de observação, e principalmente de tirar-se do foco. 
Parar de pensar na gente, é o segredo!
Pintar um móvel, fazer um bordado, escrever um texto ... tudo isso pode ser um caminho para a satisfação.



 Funciona como quando a gente se apaixona, qualquer tempinho livre, queremos estar fazendo alguma coisa dentro daquele trabalho, ou pensando em como ficaria melhor cada detalhe.


Ninguém consegue ter maus pensamentos no momento em que está executando um bordado, fazendo um acessório, pintando um quadro. A mente fica inteira fixada no que faz e o resto do mundo passa a não existir.

2 comentários:

  1. olá...bom, primeiro quero dizer que te conheci através do face, percorro teus posts com admiração em todos os sentidos..me identifico com suas propostas, seja no vestir, na decoração, nos adornos...e curiosa acabei chegando aqui no blog.
    Onde pelos seus textos , acabei encontrando alguém que comunga as mesmas idéias que eu, inclusive espiritualmente e por que não dizer, no que tange às religiões.
    Não gosto de nada fabricado e imposto.Espiritualidade é puro sentimento, que brota de dentro pra fora, não tem forma nem regras.
    Gosto de me sentir livre, porisso vivo só,em minha propria casa cuja planta baixa desenhei, graças ao curso de paisagimso que fiz..adoro minhas plantas, meu jardim, e meu jeito de ser, assim, alegre, falante, quando quero e estou disposta mas também amargo dor, as vezes de solidão, mas me regalo e curto meu espaço e minha independencia...apesar de ter 2 filhos homens adultos e independentes..e um ex marido, com quem consegui transformar o amor que sentia em uma boa amizade e companheirismo e podemos contar um com o outro, principalmente no que diz respeito à família de um modo geral.As pessoas se admiram do resultado que conseguimos obter de harmonia e sempre solidários em tudo, mas não foi de graça não...fruto de muito trabalho interno e de racionalização dos sentimentos.
    Um trabalho baseado na Compaixão, de que tanto o Budismo fala...no reconhecer no outro, nós próprios..sabedores que somos, dos nossos erros e limitações tanto quanto apontamos nos outros.
    Meu Deus ? ainda não encontrei.
    Amor ? meus conhecimentos de filosofia e psicanalise, deram conta de analisar com olhos reais, sem sonhos ou idealizações, hoje ne? rsrs, porque nem sempre foi assim.
    E,por isso, paguei preço alto.
    Sou assistente social por formação, e anos depois,incluí nos meus estudos, um Curso de Paisagismo porque amo plantas, flores e amei de paixão meu maior amigo por 13 anos, um cocker que já se foi.
    Perdi minha mae, há um ano, doeu pra caramba,e significou pra mim, um trabalho de reconstrução, que estou fazendo dia a dia.
    Completei 64 anos, começo a enxergar o que significa envelhecer nos bons e maus aspectos.
    Meu corpo foi se modificando ao longo do tempo, e hoje procuro o bonito,o durável, o confortável.
    Sou cuidadosa e conservo minhas roupas que não me servem, na esperança de resgatar um corpo que não voltará mais.
    Tive perdas ao longo da vida...mas a que mais me dói é a perda da juventude.
    Porisso, M. Surtô, aproveite a sua beleza e a sua juventude, cerque-se do belo e das melhores escolhas que possa fazer.
    E nunca perca o que eu descobri que vc tem, atraves de suas postagens aqui e no face , a sua Generosidade.
    Foi isso que vim aqui no blog conhecer mais de perto..quem é essa pessoa generosa que divide o que sabe ? um beijo querida, que seus momentos difíceis que vc já venceu, façam parte de um caminho já percorrido e que sua sabedoria a guie na realização dos seus projetos.
    Estarei sempre por aqui e por lá, te visitando e aproveitando do seu conhecimento e da sua elegancia no vestir e no viver.Obrigada, por dividir e somar à minha vida.
    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. escrevi, escrevi, e me esqueci de contar..costuro um pouquinho rs..e já tive confecção que se acabou no plano collor.Eu criava, a modelista dava forma , fazia a peça piloto e aprovada, as costureiras executavam.Eu e minha irmã, cuidávamos das compras dos tecidos e aviamentos, e de parte do corte, no caso de volume restrito de peças especiais , o restante ia pra corte mesmo, e fazíamos todo o contato direto com as costureiras, verificação das peças.Tínhamos parceria com boutiques que colocavam etiquetas proprias nas peças que exigiam exclusividade, portanto fazíamos a comercialização e entrega pessoalmente.Foi um período muito bom e muito me realizou. Mas já passou. Foi bom e feliz enquanto durou.
    Muito trabalho, responsabilidade, dedicação,e ganhei anos de insonia, por ser perfeccionista .Meu sono nunca mais foi igual, mas marcou minha vida com alegria, apesar de tudo.Penso que sua decisão atual de confeccionar em ritmo de laisse-faire rsrs..é o ideal, quando não se pretende transformar em um grande negocio.
    Há o prazer da criação, da elaboração e da realização sem cobranças, prazos etc.
    Desejo que 2016 marque este ritmo e essa alegria na sua vida, bjos
    Rosana.

    ResponderExcluir